Com o
avançar dos anos, Tim O’Reilly e uma equipa de estudiosos criaram uma convenção
para discutir o assunto, a que foi chamado “Web 2.0 Conference”. A partir daí o
termo espalhou-se e é usado até hoje para definir a segunda fase da Web, onde
os sites se tornam melhores à medida que os usuários participam e colaboram.
Mais que uma
mudança a nível tecnológico, o advento da Web 2.0 foi uma mudança de paradigma,
que procurava como ponto primordial enriquecer a experiência do usuário através
de novas tecnologias e colocá-lo como ator principal, gerando conteúdo e tenso
controle sobre ele.

Relativamente
à sua influência na educação, as inúmeras ferramentas da Web 2.0 (blogger,
youtube, wiki, entre outras) têm sido cada vez mais utilizadas no processo de
ensino/aprendizagem, tanto no apoio aos estudantes, como na organização das
próprias disciplinas, facilitando a investigação e o trabalho colaborativo. A
motivação é um dos fatores que contribui para a utilização de tais ferramentas
na aprendizagem.
Tim O’
Reilly diz que a regra mais importante na Web 2.0 “é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se
tornarem melhores quanto mais usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência
colectiva”.
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