sexta-feira, 19 de abril de 2013

Web 2.0

Podemos considerar que a web 1.0, como a definimos hoje, constituiu a primeira geração da plataforma e é caracterizada por sites com aparência bastante rudimentar, se comparados com os sites da atualidade.
Com o avançar dos anos, Tim O’Reilly e uma equipa de estudiosos criaram uma convenção para discutir o assunto, a que foi chamado “Web 2.0 Conference”. A partir daí o termo espalhou-se e é usado até hoje para definir a segunda fase da Web, onde os sites se tornam melhores à medida que os usuários participam e colaboram.
Mais que uma mudança a nível tecnológico, o advento da Web 2.0 foi uma mudança de paradigma, que procurava como ponto primordial enriquecer a experiência do usuário através de novas tecnologias e colocá-lo como ator principal, gerando conteúdo e tenso controle sobre ele.


Relativamente à sua influência na educação, as inúmeras ferramentas da Web 2.0 (blogger, youtube, wiki, entre outras) têm sido cada vez mais utilizadas no processo de ensino/aprendizagem, tanto no apoio aos estudantes, como na organização das próprias disciplinas, facilitando a investigação e o trabalho colaborativo. A motivação é um dos fatores que contribui para a utilização de tais ferramentas na aprendizagem.
Tim O’ Reilly diz que a regra mais importante na Web 2.0 “é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva”.

Sem comentários:

Enviar um comentário