quinta-feira, 30 de maio de 2013

Real e Virtual

Sayeg (2001) começa por refletir o papel importante que a escrita tem, “a escrita é uma tecnologia, que teve grande impacto nas formas de organização social, bem como na capacidade que conferiu às pessoas para organizar o pensamento, inclusive o pensamento a respeito dos sentimentos”. A escrita teve um papel chave na formação da cultura moderna, ao permitir a expressão da experiência individual e consequentemente, de múltiplas experiências individuais, multiplicidade essa que portanto não é nova, mas será aumentada na comunicação mediada pelo computador.
A autora aborda a Revolução da Tecnologia da Informação, no meio da qual estamos hoje e diz que uma forma de paradoxo intrigante hoje em dia é o diário online. Na cultura letrada anterior, o diário podia até ter aspetos públicos (podiam vir a ser publicados, um dia); mas não eram criados com a intenção de comunicar-se com o público, e sim, como uma forma de cultivo da interioridade, da vivência emocional no ambiente e nas relações privadas. O diário online é paradoxal, porque envolve a introspecção realizada num ambiente totalmente escancarado, público, que é a Internet. No entanto, talvez exista aí uma certa ilusão. A leitura e escrita no seu computador começa a refletir uma mistura do público e do privado; do "interior" (íntimo, privado) com o "exterior" (público, aberto, aparente, apresentável).
À primeira vista, os relatos descritos no diário online são pouco ficcionais, são de fato um escancaramento da "verdadeira" pessoa. No entanto, parece que o que está acontecendo é o seguinte. A "verdadeira" pessoa torna-se um personagem para consumo das massas.

Na minha opinião o uso dos diários online trazem na sua maior vantagens pois ajudam às pessoas que têm mas dificuldade de se expressarem, ajuda a comunicar os seus sentimentos e as suas opiniões. O que acontece é que muitas vezes, os mais jovens esquecem-se de um fator importante que é a privacidade, quando uma pessoa publica num diário online têm de ter em consideração que pode estar a ser visto pelo mundo inteiro, e muitas vezes certos detalhes sobre a vida dessa pessoa podem prejudicá-lo, fazendo com que pessoas menos bem intencionadas se aproximem, por isso sou a favor mas sempre com algum cuidado pois como diz a autora         “o real não depende de nós, o virtual depende de nós”.


Sayeg,M,E.(2001).Interação no Cyberespaço:Real ou Vitual?. Revista Tesseract, edição 5,1-15.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Sherry Turkle: Connected, but alone?


Como jovem que usa as redes sociais, o visionamento deste vídeo fez-me refletir acerca do valor das mesmas. A psicóloga assume que ela própria é muitas vezes dominada pelo uso das mesmas e apesar dos muitos benefícios que as mesmas têm, o que ela faz enaltecer neste vídeo é o isolamento que as mesmas provocam.
Relativamente aos dispositivos a mesma afirma que eles não mudam o que fazemos, mas sim eles mudam quem somos. Hoje em dia quase ninguém consegue passar sem o seu telemóvel, nos países mais desenvolvidos é muito difícil ficar-se desconectado das redes sociais, a psicólogo prova que as pessoas mandam mensagens e vão ao facebook até em ocasiões importantes como reuniões,  palestras e até em funerais.
O que realmente é triste e o que me faz refletir sobre esta problemática, é que os jovens hoje em dia cada vez menos contactam cara a cara. Mesmo quando se encontram este passam o tempo quase todo agarrados aos seus dispositivos.


Este aspecto não faz com que hajam problemas em relacionarmos-nos com os outros, mas principalmente problemas em relacionar-mos com nós próprios.
Cada vez mais as pessoas têm tendência a esconder-se umas das outras, tentam evitar ter uma conversa frente a frente, e isto tem muito a ver com o auto-controlo, as pessoas têm medo de perder o controlo e  não conseguirem controlar o que vão dizer.
Na minha opinião, o uso excessivo não só traz consequências negativas para a comunicação oral bem com na para a escrita, as pessoas nas redes sociais escrevem de uma maneira mais abreviada e mais desleixada, o que traz consequências “vícios” negativos quando se quer escrever algo mais formal.

Este vídeo teve bastante impacto na minha opinião, pois ainda não tinha pensado que ao contrário do que parece à primeira vista, a socialização está a ficar para traz, isto graças ao facto de as pessoas se tarem a esconder nas redes sociais.